sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

COMBUSTÍVEIS

Na Argentina não existe etanol combustível nos postos. Você terá gasolina (nafta), diesel (gasoil) ou GNV (GNC). Nas províncias de Entre Rios, Corrientes e Misisones encontramos vários postos "bandeira branca". Porém, a imensa maiora dos postos é da estatal YPF ou da Petrobrás. Você também encontrará alguns Esso ou Shell.

O GNV está presente em poucos postos, geralmente próximos a cidades maiores. Se você pretende abastecer com GNV, verifique o site www.ruta0.com, que possui uma opção para GNV no roteador. Se você for abastecer com gasolina, saiba o seguinte:

A gasolina argentina não possui mistura de álcool anidro existente no Brasil; é pura. Normalmente, os motores andam muito bem com ela, mas verifique as especificações do seu veículo. Atualização: veja esta página e esta outra, ambas no site da revista Auto Esporte.

Você vai encontrar, normalmente, uma ou duas opções de gasolina em cada posto, todas sem chumbo:
YPF Super XXI (nafta grado 2): 95 octanas
YPF Premium Fangio XXI (nafta grado 3): 97,5 octanas
Petrobrás Super (nafta grado 2): 95 octanas
Petrobrás Podium (nafta grado 3): 100 octanas

Em todos os postos que abasteci havia nafta grado 2 (Super) e grado 3 (Premium), exceto alguns lugares mais remotos e Tierra del Fuego, em que havia somente a grado 2 (Super). Não encontrei a nafta grado 1 (Comum), de 85 octanas.

Meu carro trabalha com taxa de compressão de 12,1:1. Utilizei a Super XXI, Premium Fangio e Podium e não consegui notar diferença no desempenho, nem consumo entre elas (se a comparação for com a gasolina brasileira, há, sim diferença). Sei que a gasolina premium (alta octanagem) é indicada para motores que trabalham com taxas de compressão mais elevadas (a partir de 12:1). A gasolina comum (grado 1, 85 octanas) não deve ser usada, especialmente em motores com taxa de compressão mais elevada, pois pode acarretar a pré-queima. Se alguém aí possuir conhecimentos técnicos mais precisos pode postar comentário complementando ou corrigindo estas informações que obtive.

Na média, obtive consumo médio de 15km/l (motor 1.6, VHT, VW), mas em determinados trechos o consumo chegou a mais de 20km/l. Vários fatores poderão influir: relevo, estilo de direção e o vento. Na Patagônia venta! E conforme a direção do vento, você notará diferença no consumo, especialmente se possuir coomputador de bordo no carro. O vento contrário trazia a média para 12km/l; vento a favor leva o consumo a 18km/l. Se você combinar o vento a favor, velocidade moderada e constante, estrada plana e reta e piloto automático, poderá chegar à média de 20km/l que verificamos em alguns trechos.

Preços aproximados nas províncias de Buenos Aires, La Pampa, Rio Negro e Neuquen (litro):
YPF Super XXI (nafta grado 2): 95 octanas AR$ 4,127
YPF Premium Fangio XXI (nafta grado 3): 97,5 octanas AR$ 4,699
Petrobrás Super (nafta grado 2): 95 octanas AR$ 4,255
Petrobrás Podium (nafta grado 3): 100 octanas AR$ 4,899

Preços aproximados na Patagônia (litro):
YPF Super XXI (nafta grado 2): 95 octanas AR$ 3,119
YPF Premium Fangio XXI (nafta grado 3): 97,5 octanas AR$ 3,699
Petrobrás Super (nafta grado 2): 95 octanas AR$ 3,255
Petrobrás Podium (nafta grado 3): 100 octanas AR$ 3,734

Boa parte dos postos de combustíveis aceita cartão de crédito, especialmente aqueles próximos a lugares mais povoados. No entanto, você DEVE ter dinheiro vivo em mão, porque em alguns casos é a única forma de pagamento aceita!

Ande com o tanque cheio, especialmente se estiver na Patagônia. Não perca a oportunidade de completar quando houver um posto na estrada. Tenha o hábito de perguntar ao frentista a quantos kilômetros fica a próxima estación na direção em que você vai seguir viagem. É comum haver distâncias de 200km, 300km sem posto de combustíveis. O GPS também pode te ajudar, se você incluir marcações dos postos de combustíveis.

No caso do diesel, não temos informações, mas deve ser tranquilo, pois vimos vários veículos com placas da Europa (!) utilizando-o: ônibus, suv's, caminhões (tipo rally), etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário