terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CARRO

Se você se interessou por conhecer a Argentina de carro, deve estar preparado para fazer uma viagem mais longa e mais cansativa. É possível conhecer quase todos os pontos turísticos que conhecemos em roteiros feitos por avião + táxi (van, carro alugado, etc); no entanto, você perderá uma parte muito bacana: a paisagem! Isso tem um preço: tempo e disposição. Você pode notar no diário do blog, que dos 28 dias de viagem, 14 dias foram gastos exclusiva ou predominantemente com deslocamento, já que as distâncias entre os pontos que visitamos era muito grande. Entre Buenos Aires e Puerto Madryn percorremos cerca de 1400km em 16h de viagem (Dia 4); Entre Buenos Aires e Apucarana, já de volta ao Brasil, percorremos cerca de 1800km em 22h de viagem (Dias 27 e 28).

Desta forma, é realmente importante escolher o veículo adequado ao trecho que será percorrido (ou o trecho adequado ao veículo), levando em conta o tempo disponível para a viagem. Se você pretende fazer uma viagem tão longa quanto a que fizemos, desaconselho usar menos de 25 dias; caso contrário, você praticamente se limitará a dirigir!

Quando definimos os pontos turísticos que gostaríamos de conhecer, estudamos as vias pelas quais chegaríamos aos nossos destinos. Para esta tarefa, o Mapa Rough Guides, o software Mapsource e o site www.ruta0.com.ar foram muito bons, aliados aos relatos de outros viajantes que fizeram os mesmos trechos. Vale a pena perguntar nos postos de combustíveis, restaurantes, pousadas e hotéis como está a estrada no trecho que você vai seguir, com o objetivo de confirmar as informações que você tem.

Se o seu roteiro prever principalmente estradas de asfalto, qualquer veículo de passeio deve dar conta do recado, com atenção e paciência; camionetes e SUV`s vão tranquilos a quase todo lugar. Se for passar por estradas de ripio, confira com atenção o estado da estrada e vá com calma, se estiver em um veículo de passeio. Se o seu carro for esportivo, com suspensão rebaixada ou se estiver baixo em razão do peso, evite o rípio a todo custo. Pode parecer "loucura" fazer um desvio grande para evitar o rípio, mas pior é ficar parado e desassistido no meio do "nada"! Além disso, lembre-se que as estradas asfaltadas costumam ser muito boas; por isso se precisar andar 300km a mais, poderá fazê-lo em 3 horas a mais com folga!

Um item obrigatório, caso você pretenda enfrentar trechos de rípio, é o protetor de carter. Verifique se o seu veículo possui e se está bem afixado. Se não possuir, mande instalar o melhor modelo disponível; é um dinheiro bem gasto.

Na revisão prévia, troque óleo e filtros de óleo, ar e combustível. Verifique os freios (discos, pastilhas, lonas e tambores) e o estado das mangueiras de combustível e fluido de freio que passam debaixo do assoalho. Verifique o escapamento e as presilhas de borracha que o sustenta. O cuidado com a parte inferior do carro se justifica pois é comum encontrar trechos com pedras soltas e grandes, que costumam bater forte nas partes acima citadas. É conveniente levar um pedaço adicional de mangueira, conectores, braçadeiras e um filtro de combustível extra, especialmente se no seu carro ele ficar exposto embaixo do assoalho: há relatos de viajantes que tiveram este componente quebrado em estradas de rípio. Quanto ao óleo e filtro, não será difícil encontrar os modelos mais comuns nos postos de combustíveis; mas se você quiser levar uma troca, já vai garantido.

Vale a pena verificar se o seu modelo de veículo existe na Argentina (fabricado ou importado), pois vários deles são iguais àqueles que temos no Brasil. Em caso positivo, imprima uma lista das concessionárias, pois em caso de necessidade, você poderá encontrar peças e serviços de confiança. Lembro-me de ter lido em algum lugar que a Argentina não produz nem importa veículos de 1000 cilindradas; e realmente não encontramos veículos "mil" por lá.

Os itens de segurança adicionais que a legislação argentina exige são:
  • Dois triângulos de sinalização;
  • Um cambão rígido ou cabo para reboque;
  • Caixa de primeiros socorros.

Lembre-se do extintor de incêncio, estepe, macaco, etc, os quais são exigidos no Brasil também. Vale a pena levar um farolete e baterias, um jogo de lâmpadas para os faróis do carro, um kit de reparo de pneu furado ou spay de espuma vedante. É um monte de coisa, mas quando se está a 300km do posto mais próximo, em uma estrada de chão, ventos de 80km/h e clima hostil, a última coisa que você quer é estar desprevenido!

Você também vai precisar da "carta verde", que é um seguro contra terceiros válido em todo o Mercosul. Consulte o seu corretor de seguros; basta preencher o formulário, pagar o boleto e protocolar tudo na seguradora. Note que existem seguros em que a cobertura contra terceiros estende-se a todo o Mercosul e eles são válidos, elidindo a necessidade da "carta verde". No Uruguai, por exemplo, o agente da imigração pediu para conferir nossa apólice "normal" para checar se a mesma cobria danos a terceiros em outros países, mas quando falamos que tínhamos a carta verde, ele a dispensou. Porém, note que a Policia Caminera das províncias de Entre Rios, Corrientes e Missiones tem fama de cobrar itens não obrigatórios (como "lençol branco") como pretexto para extorquir motoristas estrangeiros. Então, nosso conselho é: faça uma carta verde e não deixe margem para o azar de ser parado por um policial mal intencionado.

Outras dicas:

  • na Patagônia, o vento é muito forte, então, elimine tudo o que possa atrapalhar a aerodinâmica do carro. Se não for essencial, não leve bagageiro.
  • as estradas possuem muitas retas e não são muito movimentadas; por isso, um piloto automático vai ajudar bastante a não cansar as pernas e economizar combustível.
  • em rodovias, você deve andar sempre com o farol ligado, mesmo durante o dia.

Todas estas precauções e advertências têm o objetivo de prevenir problemas; coloque em seu check list e pé na estrada! Você tem uma boa chance de andar 15 mil km e não precisar de nada disso!

Os combustíveis já ganharam um post próprio; então, é isso aí.

Se você tiver alguma informação a mais, quiser sugerir alguma correção ou fazer uma pergunta, faça um comentário abaixo.

Abraços.

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