sábado, 25 de dezembro de 2010

Dias 27 e 28 (com dicas)

Pedimos desculpas pela demora neste post, mas nossos planos acabaram se alterando.

Havíamos planejado sair de Buenos Aires para o Uruguai. No entanto, não conseguimos comprar bilhete para o buquebus, que já estava lotado no dia 24/12. Então, resolvemos antecipar nosso retorno e passar estes últimos dias de férias com nossas famílias em Apucarana e Maringá.

Deixamos Buenos Aires às 11h do dia 24/12 e chegamos a Apucarana às 11h do dia 25/12. Sim, passamos a noite de natal na estrada, mas, de qualquer forma teríamos de passá-la em algum hotel no Uruguai. Então, resolvemos por o pé na estrada para chegar logo.

Neste trecho, foram, aproximadamente, 1800km percorridos em 24h, com 2h de descanso em Foz do Iguaçu. Foi bem cansativo pela distância e, também, por ser uma boa parte do caminho percorrido à noite. Na província de Entre Rios, fomos parados duas vezes pela temida e mal-afamada Policia Caminera. Passamos ilesos, com a graça de Deus, porque tínhamos todos os itens de segurança e documentos necessários.

Ainda teremos que retornar a Curitiba após o reveillon, mas consideramos quase encerrada esta jornada. Foram 28 dias no total, em que percorremos, aproximadamente, 14000km pelas mais diversas paisagens: de planícies desérticas a precipícios andinos nevados; a maior temperatura 40 graus, próximo a Buenos Aires; a menor, -1,5 grau, em Ushuaia. Em muitos lugares percebemos perigos (guanacos que cruzavam a estrada; trechos de rípio muito ruim; neve na pista no Paso Garibaldi), mas, com a graça de Deus, não tivemos nenhum problema mecânico, nenhum pneu furado, absolutamente nada que pudesse nos atrasar ou atrapalhar; e olha que não faltou ocasião para isso. Eu estava particularmente preocupado com os trechos mais desertos da Rota 40, pois qualquer problema demandaria conseguir ajuda a centenas de kilômetros; mas, com a proteção de Deus, nada de grave ocorreu.

Agradeço a todos vocês, que acompanharam este blog, o qual foi pensado para enviar notícias à família, mas que acabou recebendo milhares de page views. Em retribuição à ajuda que tivemos para planejar a viagem, em breve vamos editar as postagens para incluir dicas detalhadas, passeios, etc, como forma de incentivar outros a também saírem do conforto de suas casas para conhecer novos lugares! Podem madar suas perguntar pelos comentários, que teremos prazer em responder o que estiver ao nosso alcance.

A última foto do blog é do ocaso do sol, próximo a Paso de los Libres, na Argentina, no dia 24/12. Naquele momento se iniciava mais um sábado, dia em que paramos para agradecer a Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo, morto e ressurreto para perdão de nossos pecados. Ali na estrada fizemos nossa meditação e agradecemos pela vida, pela paz, pela saúde e pela viagem que estávamos, então, concluindo.

Um abraço.

DICAS:

  1. O Buquebus deve ser comprado com a maior antecedência possível. Assim você economizará e garantirá o seu lugar!


2 comentários:

  1. Olá Alex...
    Li todas as postagens do seu blog e tenho que admitir: Que viagem incrivel que fizeram! É de dar inveja.
    Estamos pensando em ir eu e minha esposa para Argentina e Chile agora em junho e estou com o mesmo receio quanto ao carro. É bom ler que você não teve problemas!
    Gostaria de pedir se não fosse muito, dicas de passeios e lugares pra dormir com valores em Bariloche, Vila La Angostura e S.Martin d. Los Andes. Também queria saber onde dormiu em Gov. Acha.
    Meu email é henriqueandrigueti@gmail.com.
    Se conseguir agradeço, caso contrario, somente ler o blog de voces ja foi inspirador.
    Até mais, Henrique

    ResponderExcluir
  2. Henrique,
    A viagem foi, realmente, muito boa. Se você tiver oportunidade, realmente vale a pena!
    Vou começar a postar as dicas aqui no blog. Havendo qualquer dúvida, é só postar um comentário que ajudarei prontamente no que for possível.
    Abraço.

    ResponderExcluir