quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Dia 19 (com dicas)

Hoje o dia foi novamente dedicado à estrada, somente. Saímos por volta das 10h de Perito Moreno em direção a Bariloche. Já havia dito num post anterior que a Ruta 40 está sendo asfaltada; pois bem, o GPS nos indicou um antigo desvio para a dita carretera e acabamos andando 9km em uma estrada de rípio que terminou bem numa parte nova da Ruta 40, já asfaltada e que não está em nenhum mapa!

Passados uns 50km de asfalto novinho, voltamos ao rípio da Ruta 40 antiga, até Rio Mayo, uma cidade que parece saída de um filme western: ruas não pavimentadas e desertas, vento forte, etc, tenebrosa. A partir daí, voltamos ao séc. XXI, com asfalto (quase) bom até Bariloche.

Após El Bolsón, o destaque ficou por conta das flores ao longo do caminho. Lupines e paramelas por todo o caminho e em grande quantidade; realmente incrível!

Abraços.

DICAS:
  1. Perito Moreno é uma cidade pequena, mas é praticamente um oasis no meio do trecho não asfaltado da Ruta 40. Um pernoite aqui é obrigatório. Há três hotéis e um estava fechado quando estivemos lá. Outro estava inteiramente lotado com uma expedição de europeus (www.tucantravel.com), o que é meio comum por estas bandas. Então, convém reservar um quarto.
  2. Há restaurantes, mercearias e dois postos de combustível: um YPF e um Petrobras. Não é raro faltar combustível, então, cuide-se!
  3. Próximo a Perito Moreno fica um sitio arqueológico com pinturas rupestres chamado Cueva de las Manos, mas não pudemos conhecê-lo, pois a agenda estava apertada.
  4. Em Rio Mayo há posto de combustíveis.
  5. Ao aproximar-se novamente dos Andes, em El Bolsón, a natureza volta a ser exuberante. Há por ali muitas opções de hospedagem, alimentação, etc, passando por Esquel e, finalmente, em Bariloche.

Após centenas de kilômetros de deserto...

...os Andes reaparecem e junto, o verde.

O caminho estava repleto de lupines e paramelas.

Os lupines em todos os tons entre púrpura e branco.

As paramelas em amarelo ou amarelo e vermelho.






Um comentário:

  1. Filho, telefone-nos! Estamos com saudade!
    Um beijo muito forte pra você e outro pra Dani.
    Mamy.

    ResponderExcluir