terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dia 17 (com dicas)

Saímos hoje para uma caminhada de, aproximadamente, 8km pelos bosques de El Chaltén: 4km para ir até o acampamento que fica na base do Fitz Roy e mais 4km de volta. O terreno é um pouco acidentado, às vezes pedregoso, e demoramos 6 horas para ir e voltar. Foi muito cansativo mas valeu a pena; além do Fitz Roy e demais montes circundantes, vimos o Glaciar Piedra Blancas e uma mata muito bonita. O tempo estava ótimo, mas com muito vento, como sempre.

Amanhã seguiremos rumo a El Bolson e Bariloche.

Abraços.

DICAS:

  1. Em El Chalten informe-se com os guardaparques, que têm uma base logo na entrada da cidade. Você poderá ter ali informações sobre todas as trilhas, mapas, etc. Se você não gosta de caminhar, este não é seu destino. Não é à toa que El Chalten ostenta o título de Capital do Trekking da Argentina.
  2. TODAS as trilhas farão você caminhar um bocado (isso quer dizer, o dia inteiro!), mas a recompensa é proporcional ao esforço; a natureza é deslumbrante.
  3. Se você gostar de caminhadas pode passar uma semana inteira andando pelas trilhas e dormindo em barracas; tudo num esquema bem espartano: você deve levar tudo o que precisar, inclusive fogareiro a gás, pois no parque é proibido acender fogueiras. Há água potável em abundância na mata e áreas demarcadas para acampamento, mas sem nenhuma infraestrutura.
  4. A maioria dos visitantes pernoita na cidade em alojamentos diversos (hotéis, cabañas, hostels, pousadas, etc), sai para caminhar logo cedo e volta à tardinha.
  5. Quando sair para caminhar, deixe avisado na sua pousada qual trilha você vai fazer e que horas pretende voltar. Leve uma mochila de ataque com comida, água, agasalho, chapéu e bloqueador solar, além de itens de segurança, para emergências, como primeiros socorros, walk-talk, lanterna pequena, fósforos, etc. Um bastão, próprio para caminhadas será muito bem vindo.
  6. El Chalten possui algumas mercearias bem modestas. Você deve encontrar gêneros alimentícios facilmente (não dá pra ser exigente), mas a um preço bem mais caro que em outras cidades. Há alguns restaurantes e lanchonetes com padrão bem inferior ao que se vê no resto da Argentina, mas você não vai passar fome.
  7. Há apenas um posto de combustível e não é raro que ele fique sem nafta; ou mesmo que a racione quando tiver.












3 comentários:

  1. Cunhado
    Só agora eu vi você realmente com frio...
    A viagem de vocês está fantástica, as fotos estão maravilhosas...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amigo, demais estas montanhas, não?
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Mila, bota frio nisso. O problema é o vento... muito forte e muito frio.

    Fábio, o visual do Fitz Roy é fantástico. Pena que não pudemos subir à Laguna de Los Tres, um pouco mais perto, pois estávamos muito cansados e o último trecho era "only for climbers".

    ResponderExcluir