sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dia 13 (com dicas)

Olá, pessoal!

Hoje o dia foi dedicado à estrada e às quatro aduanas do caminho! Saímos às 7h50 de Ushuaia em direção a El Calafate. Havia nevado muito durante a noite e os primeiros kilômetros após Ushuaia a paisagem estava toda branca com uns 10cm de neve. As máquinas já haviam limpado a estrada, então não tivemos problemas para seguir em frente.

Após percorrer o trecho argentino da Tierra del Fuego, o tempo parecia bom, mas, de repente, choveu granizo! Fizemos as duas primeiras aduanas (Argentina e Chile) em 1h e fomos para o rípio: 150km por uma via diferente daquela que viemos. Aguardamos cerca de meia hora para embarcar no ferry que atravessa o Estreito de Magalhães. Em seguida, mais 2h para outras duas aduanas (Chile e Argentina), o que deixou o dia bem estressante.

Chegamos em Rio Gallegos já bem cansados, às 19h, mas ainda tínhamos 320km pela frente; compramos algo para comer em um mercadinho e seguimos viagem para El Calafate. No caminho, passamos por uma frente fria que derrubou a temperatura: de 13 graus foi a zero em poucos minutos; então, nevou, novamente, agora na estrada, já perto de El Calafate. Fizemos o por do sol perto das 23h na estrada mesmo. Instalamo-nos no Hotel Patagon para descansar de um dia bem cheio.

Abraços.

DICAS:
  1. Foi um longo trecho de estrada para um só dia, pois a necessidade de passar por quatro aduanas tomou bastante tempo; mas a travessia do Estreito de Magalhães também pode demorar, pincipalmente, se o clima não estiver bom ou se houver muitos caminhões. Se você sair mais tarde de Ushuaia, é melhor dormir em Rio Gallegos.
  2. Não fique logo atrás dos ônibus em aduanas; melhor é dar uma corrida para ultrapassá-los e chegar um pouco à frente. Isso pode te economizar uma ou duas horas em cada aduana! 
  3. Reserve hotel em El Calafate; eles costumam ficar lotados, principalmente durante a temporada! Hospedamo-nos no Hotel Patagon, e saímos satisfeitos, apesar do preço: AR$300 a diária, com um bom desjejum, quartos limpos e construção nova. Possui estacionamento e wi-fi.


Muita neve na saída de Ushuaia.

Já no Estreito de Magalhães, sol e frio...

...e a presença das toninhas.

No caminho para El Calafate: de um lado da estrada, a escuridão...

...e do outro, a luz.

Outra nevasca já próximo a El Calafate.

E o Fitz Roy, de longe, nos recebendo!

3 comentários:

  1. Essa viagem de vcs está maravilhosa!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vivi, maravilhoso é pouco. Hoje conhecemos o Glaciar Perito Moreno; simplesmente FANTÁSTICO! Logo mais postamos as fotos. Bjs para a Bia.

    ResponderExcluir
  3. Just perrrrfect! Vocês devem estar curtindo muitoooo! Aproveitem cada segundinho... estamos com saudade. Danny e Leo.

    ResponderExcluir