segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dia 16 (com dicas)

Hoje fui ao Glaciar Perito Moreno fazer um passeio conhecido como "minitrekking". A Dani não quis ir e ficou no hotel. Após cruzar o Brazo Rico do Lago Argentino em um barco, recebemos as instruções dos guias, deixamos as mochilas no refúgio e fizemos uma caminhada de meia hora até a borda do glaciar. Pusemos os grampones e subimos o glaciar, onde caminhamos por quase duas horas.

Bem, olhar o glaciar de frente é fantástico; agora caminhar sobre o gelo e ver as fendas, os lagos, os sumidouros, etc, é indescritível! O vento, que vem do Oceano Pacífico, estava absurdamente forte e era difícil se manter em pé. Em certos momentos tínhamos que nos abaixar, porque não havia em que se agarrar e qualquer queda traz riscos consideráveis. Foi inesquecível.

Voltei para a cidade, peguei a Dani e partimos para El Chaltén, onde chegamos às 18h30. É uma vila ao pé dos Andes; tem 900 habitantes apenas, mas recebe 80 mil turistas por ano. Por onde se olha há hosterias, cabañas, hostel, hotel, etc.  Tudo é muito caro: mozzarella a $78/kg, suco a $7/l, uma lata pequena de creme de leite nestlé a $10,65. Mesmo assim, o mercado está cheio de mochileiros do mundo todo comprando o jantar ou lanche para as caminhadas do dia seguinte.

Em El Chaltén, o combustível está racionado a $100/carro, o que dá uns 25l de nafta grado 2. Ficamos sabendo que há uma greve dos petroleiros e que falta combustível em todos os postos YPF. Em El Calafate havia enormes filas para abastecer no Posto Petrobrás, o único que ainda tinha gasolina. O tanque está cheio, o que dá uma autonomia de uns 600 a 700km. Vamos ter que repensar o roteiro da viagem.

Bom, por enquanto, é hora de descansar para amanhã conhecer o Fitz Roy.

Abraços

DICAS:
  1. Os passeios sobre o Glaciar Perito Moreno (Minitrekking ou Big Ice) vendidos pela Hielo y Aventura são imperdíveis, mas custam caro (AR$480 e AR$730, respectivamente, mais AR$75 referente à entrada do Parque) e exigem determinada condição física. Valem a pena; faça, ao menos, o Minitrekking (veja o dia 16). Se tiver espírito mais aventureiro e um bom físico, vale a pena o Big Ice.
  2. Em qualquer destes dois passeios (Minitrekking ou Big Ice) leve um lanche em uma mochila, além de água. Também serão indispensáveis óculos escuros, bloqueador solar, abrigo para o vento e botas de trekking. Se não comprou tudo em Ushiaia, El Calafate possui boas lojas, mas um pouco mais caras.
  3. Se você fizer um destes passeios acima, vai ter tempo para percorrer as passarelas do Parque Nacional Los Glaciares, sendo desnecessário comprar outro ingresso para tanto, no dia seguinte.
  4. Para o lanche, faça compras no supermercado em El Calafate; é a melhor variedade e preço. Depois, à noite, você poderá jantar em algum restaurante.