sábado, 18 de dezembro de 2010

Dia 21 (com dicas)

Fomos cedo para o Puerto Pañuelo para tomar um barco e conhecer Puerto Blest. Resolvemos deixar o passeio clássico para o Bosque dos Arrayanes para Villa la Angostura. Não foi das melhores atrações. Pra começar, ontem, quando compramos os bilhetes ($424, p/ duas pessoas), foi-nos dito que não desembarcaríamos, nem foi dado nenhum detalhe adicional. Descobrimos, na hora de embarcar, que o barco não era muito novo nem muito confortável; e, somente após alguns minutos, foi-nos dito que deveríamos desembarcar em Puerto Blest e pagar mais $70 por pessoa para conhecer um tal de Lago Frías; ou permanecer lá e fazer uma caminhada de 2h45.

A esta altura, estávamos já bem descontentes com a empresa que nos vendeu o passeio (TURISUR - não recomendamos) e resolvemos não pagar mais nada. Ficamos por lá e fizemos uma caminhada pela mata, além de apreciar a paisagem do Lago Nahuel.

Saímos de Puerto Blest e, na margem oposta, atracamos novamente para conhecer o Lago de los Cántaros e a cascata homônima. Foram 613 degraus que nos levaram a um lugar muito bonito, passando, inclusive, por um alerce (árvore) de mais de 1500 anos de idade e 60m de altura.

De volta a Bariloche, pegamos o carro e saímos em direção a Villa La Angostura, 110km ao norte, onde nos hospedamos em uma cabaña muito confortável. Jantamos uma trucha (novamente), por míseros $28 (R$13) por pessoa e agora vamos descansar para amanhã conhecer o Parque de los Arrayanes.

Abraços.

DICAS:
  1. Como vocês leram acima, tivemos uma má impressão da navegação não por ela em si, mas porque nos foi vendida sem as informações corretas. Além disso, achamos o barco um pouco velho. Isso não quer dizer que você não deva fazê-la; o lago Nahuel Huapi é quase um Jardim do Éden!
  2. Existem duas empresas que fazem a navegação e ambas possuem lojas no centro de Bariloche, ali na parte turística perto das lojas. Não gostamos da TURISUR, pelos motivos acima.
  3. Vale gastar algum tempo nas lojas do centro turístico de Bariloche, onde você encontrará bons restaurantes e cafés, além de muito chocolate. Não passe vontade!
  4. Em Villa la Angostura, hospedamo-nos nas Cabañas el Viejo Marquez (AR$250 a diária) e foi um dos melhores lugares que conhecemos nesta viagem. Um chalé com toda a infraestrutura (inclusive lareira) em meio a um jardim fantástico, com churrasqueira. Nós certamente voltaríamos a Villa la Angostura para passar uns 10 dias neste lugar. Os proprietários cuidam pessoalmente de tudo e podem dar boas dicas de passeios e restaurantes. Procure pelo Sr. Omar.

Puerto Pañuelo, a 22km de Bariloche.

Gaivotas alucinadas por um cream cracker seguiam o barco...

Rio Frías, já em Puerto Blest.

Vista de Puerto Blest (ao fundo, à direita), desde a extremidade do lago.


Vista do Puerto Blest.


613 degraus acima do Lago Nahuel, o Lago dos Cântaros.

Alerce de 1500 anos de idade.

Detalhe da base do tronco do alerce.

Cascata dos Cântaros, 3o. mirador.

Cascata dos Cântaros, 2o. mirador.

Cascata dos Cântaros, 1o. mirador.
Truta ao funghi com batatas.

Um comentário: