segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dia 8 (com dicas)

Saímos meio tarde de Comodoro Rivadavia. Pagamos o Hotel Austral: AR$344 por um quarto sem frigobar nem ar condicionado, mas bem localizado e limpo; não deixa de ser caro. Seguimos em direção ao sul, pela RN3 e alguns minutos depois percebemos algo estranho: nas encostas da estrada milhares de fósseis marinhos, principalmente moluscos: veja este link. Estas encostas se elevam a uma centena de metros do nível do mar, formando o Planalto da Patagônia; logo, todos estes fósseis estão bem longe da água. Não resistimos e paramos o carro no acostamento para pegar uma ostra gigante fossilizada.

Após rodar 150km ao sul, desviamo-nos de nossa rota por 100km; 50km para ir e outros 50km para voltar em uma estrada de rípio terrível. Tudo isto para ver o Monumento Natural dos Bosques Petrificados. A paisagem insólita não revela o vento constante e muito forte! Mas ao chegar no parque, caminhamos cerca de 2km entre imensos troncos de árvores petrificados; alguns deles com 3m de diâmetro e 30m de comprimento; todos deitados, tombados morro acima!

Levamos mais de 3h para ir e voltar ao parque, então, a viagem atrasou. Chegamos em Rio Gallegos um pouco após o por do sol, às 23h30. Vamos descansar para, logo cedo, cruzar o Estreito de Magalhães e, finalmente, chegar a Ushuaia.

DICAS:
  1. Comodoro Rivadavia não é reconhecida por seus atrativos turísticos. Soubemos, todavia, que lá se encontra um Museu do Petróleo que seria uma das melhores fontes de informação sobre o assunto em todo o mundo. Não pudemos visitá-lo, mas fica a dica.
  2. As encostas cheias de fósseis merece uma parada na estrada. É impressionante a quantidade de fósseis de crustáceos marinhos. Não deixe de vê-los.
  3. O Monumento Natural dos Bosques Petrificados é imperdível! Você deverá seguir pela Ruta 3, sentido sul, e tomar a Ruta Provincial 49, por 50km em estrada de rípio, que não está muito boa. Leve água potável e lanche. A infraestrutura se limita a um banheiro junto ao guardaparques; não há lanchonete, restaurante, nem pousadas, nem camping. Não há cobrança de ticket. Você precisará de 2h, no mínimo para o passeio, numa caminhada de 2km entre os fósseis. Venta muito e não há sombra. Se você estiver em Comodoro Rivadavia, sem carro, há um segundo Parque de Bosques Petrificados a oeste, cujo acesso é mais fácil que este. Segundo as informações que tivemos, as agências de viagem organizam visitas a este outro parque com vans.

As encostas cheias de fósseis.

50km de rípio muito ruim... Ainda tinha a volta!

A paisagem era muito peculiar.

Estas pedras não são decoração; servem para escorar a placa contra o vento.

Acesso ao parque.

São vários troncos...

...tombados...

...petrificados.

Alguns imensos...

...outros menores, em pedaços.

Em detalhes, os veios do lenho.

Cores e texturas diferentes.

Nó.



Vulcan Madre e Hija

Rio Santa Cruz