terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Dia 10 (com dicas)

Hoje conhecemos melhor Ushuaia. A cidade é relativamente grande, espalhada e um tanto estressante; com um porto comercial muito movimentado. Tudo isso cercado por uma paisagem nada menos que fantástica! Pela manhã fizemos algumas compras, especialmente agasalhos apropriados para o clima daqui, já que a temperatura tem oscilado entre 2 e 8 graus celsius. À tarde fomos ao Museu do Fim do Mundo, no antigo presídio que deu origem à construção da cidade. Junto, ficam o Museu Marítimo e o Museu da Antártica, além de galerias de arte.

Encerramos o dia com um jantar no restaurante Placeres Patagónicos. Amanhã vamos conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego e suas trilhas.

DICAS:
  1. Hospedamo-nos na Hosteria Bella Vista, que é de propriedade da simpática Elenilda e seu marido Carlos. Detalhe: Elenilda é baiana e sabe receber muito bem! Você terá um bom atendimento ao estilo brasileiro e vai receber boas dicas a respeito do que fazer em Ushuaia (compramos nossos passeios diretamente com ela). A pousada é simples, sem luxos, mas muito confortável, bem limpa e com uma ótima vista da baía. Ela fica um pouco mais afastada do centro mais movimentado, mas isso não deve ser um problema.
  2. Ushuaia é um porto que tem uma classificação de "zona franca" e costuma ter preços mais baixos em algumas mercadorias: roupas de frio é uma delas; simplesmente metade do preço de Buenos Aires. Procure pelos outlets, onde existem várias pechinchas. Se não encontrar nada do seu tamanho e do seu gosto, vá para as lojas "normais" (Popper, Scandinavian, etc.); é fácil encontrar marcas conhecidas como Columbia, North Face, Timberland, Salomon, etc, a bons preços. Existem alguns free shops que vendem chocolates, perfumes e eletrônicos, mas estes não têm preços tão atrativos quanto as roupas. Disseram-nos que Punta Arenas, no Chile, é um bom lugar para comprar eletrônicos.
  3. Falando em roupa de frio, mesmo no verão você vai ver que Ushuaia exige um equipamento "profissional". Não deixe de comprar um gorro, luvas e um bom abrigo duplo, próprio para deixar o vento gelado "do lado de fora" do seu corpo!
  4. O Museo Marítimo e o Museo del Presidio funcionam no antigo presidio e são imperdíveis. Reserve, ao menos, 2 a 3horas para eles. Existem outros museus por lá. Informe-se em sua pousada/hotel.
  5. Bem no centro, na Av. San Martin, há um centro de informações turísticas onde você pode obter (quase) tudo o que precisa saber: restaurantes, hospedagem, lojas, passeios, etc.
  6. Recomendamos você conhecer o Placeres Patagonicos; um restaurante que serve iguarias tipicamente fueguinas muito bem preparadas. Fica uma rua paralela acima da Av. S. Martin. A Elenilda nos deu um cupom de desconto muito bom, válido para o jantar. No almoço há pratos executivos com a mesma qualidade e um preço um pouco menor.  

Ushuaia é cercada pelos Andes.

Vista do Porto.

De qualquer parte, se avistam as montanhas.

Vista norte.

Vista da bahia.

Não deu para evitar...

Entrada do antigo presídio, transformado em museu.

Galeria mantida irrecuperada.

Assombrosa.

Pequenos canteiros com flores...

... por todos os lados.

Algumas conhecidas...

...outras, nem tanto.







Salmon ahumado y queso brie sobre tostada de pan de campo.

Lomo a las tres pimientas e papas a la crema.

Selección de asados acompanhada de ensalada y pan.

...y postres.