sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ROTEIRO

Uma vez que você tenha decidido quais lugares por onde você passará, é hora de montar o roteiro de viagem, isto é, o itinerário. O Mapa Rough Guides Argentina vai te ajudar bastante nisso, mas você pode começar a fazer as simulações pela internet, no site www.ruta0.com.

Um GPS será indispensável. A dica é: os aparelhos da marca Garmin, permitem a utilização dos mapas gratuitos do Brasil (www.tracksource.org.br) e Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile (www.proyectomapear.com.ar).

Estes mapas são editados por uma comunidade de viajantes, que acrescentam marcações de hotéis, albergues, restaurantes, shoppings, supermercados, postos de combustíveis, etc, chamados "POI`s" - Pontos de Interesse.

No site do tracksource você encontrará informações detalhadas de como instalar os mapas, carregar POI`s, e, principalmente, utilizar um software Garmin chamado MAPSOURCE, que vai te ajudar muito a planejar seu roteiro, importando/exportando informações do/para o aparelho de GPS. Se você tiver um notebook, recomendo instalar o referido programa nele e levar para a viagem.

Você também pode utilizar o excelente Google Earth, especialmente nesta fase de planejamento; mas deve considerar que o GE precisa de internet. Apesar de ser possível encontrar wi-fi em 95% dos postos de combustíveis, restaurantes e hotéis, você pode precisar de dados no meio do caminho... nestas horas críticas, o Mapsource será melhor, pois carrega todas as informações dos mapas no HD.

Nesta fase, você terá que considerar algumas questões:

a) Em qual época do ano você vai viajar? Nós escolhemos viajar no verão, então, não nos preocupamos com neve, correntes, etc. Não obstante o verão, pegamos neve na estrada em Ushuaia (veja o post). Se você planeja viajar entre os meses de maio e setembro, deve pesquisar com cuidado qual o clima dos lugares por onde vai passar, especialmente se for passar pela Patagônia: é comum que nevascas impeçam o tráfego em certas partes da estrada, às vezes por dias, segundo informações que obtivemos. Em outras partes, as correntes para os pneus serão indispensáveis. Tenha em mente que a neve e o gelo aumentam consideravelmente os riscos da estrada e que você vai passar por regiões isoladas e despovoadas; lugares onde o próximo posto de combustível poderá estar a 300km de distância; lugares em que poderá ser difícil obter socorro. Então, planeja com cuidado por onde passará, caso vá viajar em época fria.

b) Por quais estradas você vai passar? Boa parte das estradas argentinas é asfaltada e está em excelentes condições. Todavia, várias atrações consagradas podem te exigir trafegar por estradas de rípio, que são estradas de chão, cascalhadas. Muitos trechos de rípio estão bons e você pode trafegar com um carro de passeio a 80km/h. Todavia, outros trechos não estão tão bem e poderão trazer dificuldades para um carro de passeio, dependendo do modelo e peso que estiver carregando. Em alguns locais não era possível ir mais rápido que 15km/h. Na necessária passagem pelo Chile para chegar à Ushuaia, existem diferentes opções pelo rípio: uma mais longa e melhor e outra mais curta e pior. Outros trechos da Ruta 40, na Argentina estão sendo asfaltados, exigindo que se trafegue por desvios muito ruins. Vou incluir as dicas nos posts dos dias em que passamos por estes trechos.

Se você pretender circular por muitos trechos de rípio, prefira um veículo off road para a viagem. Se você não tiver opções (como nós), considere o seguinte: é possível ir com um carro de passeio (pelos trechos que percorremos), mas você terá que guiar com cuidado e estará sujeito a riscos maiores com os pneus, suspensão, escapamento, mangueiras de combustível e freios e pára-brisas, principalmente. Se o seu roteiro for somente pos estradas pavimentadas, você tem uma grande chance de rodar todo o caminho em excelentes estradas, sem qualquer problema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário